sexta-feira, 27 de maio de 2011

Documentário chega à Bahia

O Festival Internacional do documentário musical, In-edit, de 2011 fica bahiano em junho. Salvador recebe no Cinema do Museu uma versão reduzida da programação deste ano do festival, entre 02 e 09 de junho. Nas Paredes da Pedra Encantada, em versão não definitiva, será exibido no sábado, dia 04. Confira aqui a programação completa.

Exibição em Salvador - Nas Paredes da Pedra Encantada
04/06 às 19h
Cinema do Museu
Av. Sete de Setembro, 2595 - Corredor da Vitória
Salvador - BA

O carisma de Lula

“Queríamos que o filme respirasse, fugisse de edições frenéticas, de ritmo videoclíptico. E que tudo nele fosse novo, sem imagens de arquivo — até porque elas não existem —, mostrando o que a gente viu”, conta o jornalista gaúcho radicado em Brasília Cristiano Bastos. “A ideia não era apenas entrevistar, mas olhar as pessoas. Como o Pennebaker em Don’t look back, filmando detalhes dos personagens, um filme observador”, emenda o carioca Leonardo Bomfim, mestrando em comunicação morando em Porto Alegre, em referência ao documentário do diretor americano que captura Bob Dylan em 1965.

Foto: Flora Pimentel
Brasília recebeu nessa quinta-feira (26/05) show de Zé Ramalho e, aproveitando o ensejo, o jornalista Pedro Brandt escreveu uma bela matéria sobre o docuimentário para o O Correio Braziliense publicou nessa quinta-feira matéria sobre o filme, com ensejo de show de Zé Ramalho na cidade. Confira matéria de

Documentário registra o carisma magnético do músico Lula Côrtes

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Nas Paredes da P.F. Gastal

O documentário Nas Paredes da Pedra Encantada foi exibido em Porto Alegre na última quinta-feira dentro da programação da segunda Mostra Kino Beat. Confira abaixo fotos do debate com o curador Gabriel Cevallos e o diretor Leonardo Bomfim, por Rafael Penteado.


Linkamos vídeo do jornalismo da MTV-RS sobre a segunda edição da Mostra Kino Beat. Prestigie os outros filmes da programação.

Notícias Kino Beat from MTV RS - Jornalismo on Vimeo.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Arqueologia musical no Sertão

Saiu nessa quinta-feira, no caderno de cultura Panorama do Jornal do Comércio matéria de Ricardo Gruner sobre a estreia do filme em Porto Alegre.

Lembrando que o filme estreia hoje na cidade, no festival de cinema Kino Beat.

Exibição em Porto Alegre - Nas Paredes da Pedra Encantada
Sessão seguida de debate com o diretor Leonardo Bomfim
19/05 às 19h
Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro
Entrada franca

Para ler a matéria do JC, clique na imagem abaixo.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Filme está na Kino Beat de Porto Alegre

Nas Paredes da Pedra Encantada já tem data para chegar nos cinemas de Porto Alegre. O filme está na programação da 2ª Mostra Kino Beat Cinema + Música. A sessão será no dia 19 de maio na Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro com debate do diretor Leonardo Bomfim. Não perca!

Nas Paredes da Pedra Encantada (sessão seguida de debate com o diretor Leonardo Bomfim)
quinta-feira, 19/05 às 19h
Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Homem Comum

Foto: Ricardo Moura


NAS PAREDES DA PEDRA ENCANTADA
por Marcelo Fonseca do blog Homem Comum

Dentro da programação do In-EDIT, foi apresentado o documentário "Nas Paredes da Pedra Encantada" de Leonardo Bomfim e Cristiano Bastos. Pelo que os próprios diretores disseram é uma edição "próxima" da final. Talvez até, uma versão que só o público deste festival verá pois o documentário ainda não está pronto em definitivo. E isso fica muito claro, pois apesar de muito bom, existem trechos um tanto longos, que poderiam ser mais lapidados ou cortados fora. Nada que estrague, faz parte do próprio processo de criação.

O filme é um road-movie que vai atrás das histórias do "Paêbiru", album de 1975 assinado por Lula Côrtes e Zé Ramalho. Os diretores são guiados por Lula de volta a pedra do Ingá no interior da Paraíba, para verem e entenderem de onde "saiu" esse disco. O documentário em si é produção bem simples, que se resolve muito pela criatividade e pela força de seus narradores. Um dos destaques fica por conta da persona de Lula Côrtes, falecido a pouco tempo, e uma das mentes criadoras do disco. Lula cativa por sua simpatia e magnetiza com seus olhos de doido. E mostra que uma mente a mil por hora nunca descansa, sempre criando, nem que essa criação seja re-inventar o próprio passado. É na voz dele que muitas situações engraçadas são narradas, mas não a única, pois o filme ouve ainda Kátia Mezel, Hugo Leão, Laílson de Holanda e Alceu Valença cada um a seu modo ajudando a construir essa narrativa saborosa.

Além de uma boa história o filme nos faz pensar na produção cultural e artística fora do eixo sudeste nos anos 70. São apresentadas conexões entre cidades do Nordeste e idas e vindas de músicos que se agrupando na base da camaradagem desenvolveram uma atividade artística e musical muito rica. Fica uma boa oportunidade de se pensar que por sermos um país sem memória, muito está se perdendo. O filme ainda rola durante a programação do In-EDIT e na minha humilde opinião é mais do que recomendado.



Leonardo Bomfim + China

Confira o programa que foi ao ar ontem na MTV onde o diretor Leonardo Bomfim fala sobre o filme Nas Paredes da Pedra Encantada. O programa Na Brasa é apresentado pelo cantor pernambucano China (ex-Sheik Tosado).

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Na Paredes na MTV esta noite

Hoje, Leonardo Bomfim, um dos diretores de Nas Paredes da Pedra Encantada, dará uma breve entrevista ao programa Na Brasa da MTV, comandado pelo pernambucano China. Falam sobre o Paêbirú, Lula Côrtes e histórias insólitas daquela época. Trechos do filme serão exibidos. O programa vai ao ar às 20h, com reprise à 1h e às 9h da manhã de quinta.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Paêbirú clássico

Na edição deste mês de maio da Bravo!, saiu matéria do crítico de cinema José Geraldo Couto. Confira o texto e acesse mais conteúdo no site da revista.