quinta-feira, 5 de maio de 2011

Homem Comum

Foto: Ricardo Moura


NAS PAREDES DA PEDRA ENCANTADA
por Marcelo Fonseca do blog Homem Comum

Dentro da programação do In-EDIT, foi apresentado o documentário "Nas Paredes da Pedra Encantada" de Leonardo Bomfim e Cristiano Bastos. Pelo que os próprios diretores disseram é uma edição "próxima" da final. Talvez até, uma versão que só o público deste festival verá pois o documentário ainda não está pronto em definitivo. E isso fica muito claro, pois apesar de muito bom, existem trechos um tanto longos, que poderiam ser mais lapidados ou cortados fora. Nada que estrague, faz parte do próprio processo de criação.

O filme é um road-movie que vai atrás das histórias do "Paêbiru", album de 1975 assinado por Lula Côrtes e Zé Ramalho. Os diretores são guiados por Lula de volta a pedra do Ingá no interior da Paraíba, para verem e entenderem de onde "saiu" esse disco. O documentário em si é produção bem simples, que se resolve muito pela criatividade e pela força de seus narradores. Um dos destaques fica por conta da persona de Lula Côrtes, falecido a pouco tempo, e uma das mentes criadoras do disco. Lula cativa por sua simpatia e magnetiza com seus olhos de doido. E mostra que uma mente a mil por hora nunca descansa, sempre criando, nem que essa criação seja re-inventar o próprio passado. É na voz dele que muitas situações engraçadas são narradas, mas não a única, pois o filme ouve ainda Kátia Mezel, Hugo Leão, Laílson de Holanda e Alceu Valença cada um a seu modo ajudando a construir essa narrativa saborosa.

Além de uma boa história o filme nos faz pensar na produção cultural e artística fora do eixo sudeste nos anos 70. São apresentadas conexões entre cidades do Nordeste e idas e vindas de músicos que se agrupando na base da camaradagem desenvolveram uma atividade artística e musical muito rica. Fica uma boa oportunidade de se pensar que por sermos um país sem memória, muito está se perdendo. O filme ainda rola durante a programação do In-EDIT e na minha humilde opinião é mais do que recomendado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário